Search

Notícias

Adivinha-se uma Colheita de 2015 Superior

Agora, com as cubas cheias, reunimos condições para apresentar o relatório da vindima de 2015 da Boas Quintas, na região do Dão, com plena certeza de que a pureza e finesa organolética dos mostos e dos vinhos, bem como, o seu equilíbrio deixam adivinhar uma colheita superior.

No início de Setembro reinava uma serenidade inabitual na vinha, depois de um período de vindima dos brancos iniciada no dia 11, que mostrou um bom rendimento, a colheita foi suspensa nos dias 15 e 16 por causa de alguns chuviscos. Os dias ensoleirados e ventosos que se seguiram vieram acelerar a maturação e, sobretudo, a concentração de açúcar e aromas. O trabalho prosseguiu por mais 12 dias consecutivos de vindima soberba que trouxe uvas tintas cheias de cor, corpo e aroma, as quais fermentaram no maior sossego.

A previsão de qualidade excecional desta vindima faz-nos ansiar por Brancos com potencial aromático surpreendente marcado pelos frutos brancos no Encruzado, cítricos e tropicais no Arinto e florais na Malvasia. Por sua vez, os vinhos Tintos apresentam-se genuinamente limpos de aroma com destaque nos frutos vermelhos, com taninos volumosos sem adstringência exagerada e com uma acidez notável, característica da região, que proporciona boas condições de envelhecimento.

As castas Encruzado e Arinto voltaram a revelar-se como castas de eleição para os brancos enquanto nos tintos, a casta Touriga Nacional mostrou a sua exuberância de aroma e equilíbrio na acidez e álcool. A Tinta Roriz, o Alfrocheiro e o Jaen deram também origem a vinhos consistentes com corpo e aromas elegantes.

TEM IDADE LEGAL PARA O CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS?

Não Sim

Para aceder a esta página deve ter idade legal para o consumo de bebidas alcoólicas, de acordo com os termos legais do seu país.

Scroll to top