Search

O Enólogo

Nuno Cancela de Abreu

“Manter a personalidade única de cada região”

Nuno Cancela de Abreu

O Legado Familiar

Nuno Cancela de Abreu nasceu no seio de uma família com uma tradição agrícola de mais de 130 anos, numa propriedade situada na região vitivinícola do Dão, guardando registos da sua atividade desde 1884. Representante da 4ª Geração da família Cancela de Abreu e, apesar da sua elevada formação académica, a influência da sua família foi o elemento fundamental para a prática de Enologia.

“Herdei a responsabilidade de continuar o legado de três gerações” Nuno Cancela de Abreu

O Percurso

  • Licenciado em Enologia pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA), em Lisboa, concluiu uma pós-graduação em Viticultura e Enologia na Universidade de Montpellier, no Sul de França.
  • A sua primeira experiência profissional foi na Região do Douro, onde desempenhou funções na coordenação da atividade da ADVID entre 1981 a 1987, associação pioneira de investigação que influenciou os novos projetos de produção de Vinhos do Douro e Porto.
  • Entre os anos de 1985 a 1987, lecionou, enquanto assistente, a cadeira de Enologia na Universidade de Trás-os-Montes e do Alto Douro, no curso de Enologia.

A Casta Arinto

Entre 1987 e 2001, torna-se gerente e enólogo na Quinta da Romeira, na Região de Bucelas. Experienciou trabalhar de perto com a casta Arinto, tendo sido um dos principais responsáveis pela sua recuperação. Através da seleção colonal e vinificação diferenciada, deu origem, entre outras, às marcas Prova Régia e Morgado de Sta. Catarina. Atualmente, em consequência deste trabalho desenvolvido em Bucelas, a casta Arinto encontra-se presente em todas as regiões, enquanto variedade melhoradora e, também, considerada como uma das melhores variedades de uva branca portuguesa.

2001 – 2010

Entre 2001 e 2010 assumiu um novo desafio, desta vez na região do Ribatejo. O desafio de reestruturar a Quinta da Alorna passou pela revisão de todos os processos vitícolas, desde a vinha ao estilo de vinho, passando pela imagem e pela sua comercialização.

Ao longo da sua carreira foi dando assistência, a outros projetos, prestando serviços de enologia. Foi no ano de 2001 que nasceu a empresa NCA Consultores dando resposta às necessidades do mercado.

A Filosofia

Foi na Vindima de 2010 que tomou a decisão de dedicar em exclusivo toda a sua experiência nas áreas da viticultura e enologia ao projeto Boas Quintas para desenvolve-lo de uma forma sustentada. Depois de ter dado inicio em 1991 com a plantação de uma nova vinha e, também, com o lançamento das marcas “Quinta da Fonte do Ouro” e “Quinta da Giesta”. Ambicionando uma iniciativa que lhe permitisse criar vinhos de alta qualidade, carácter e personalidade.

A sua filosofia é simples: Respeitar a personalidade única de cada terroir.

Vinhos

CONHEÇA OS VINHOS QUE NOS PRESTIGIAM

TEM IDADE LEGAL PARA O CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS?

Não Sim

Para aceder a esta página deve ter idade legal para o consumo de bebidas alcoólicas, de acordo com os termos legais do seu país.

Scroll to top